Potral do servidor

DRH - Departamento de Recursos Humanos

Planejar, coordenar e executar as atividades de: recrutamento, seleção e treinamento; pagamento; controle de funcional e financeiro do pessoal da Prefeitura; segurança e medicina do trabalho e saúde ocupacional dos servidores; e de gerenciamento do Plano de Classificação e Administração de Cargos. As atividades principais do setor são:

DCDV - Divisão de Cadastro, Direitos e Vantagens

Telefone: (27) 3291-2028

Executar as atividades de registro funcional, de concessão de direitos e vantagens dos servidores municipais e lavrar certidões referentes a pessoal, na forma da legislação em vigor. As atividades principais do setor são:

  • Efetuar o controle de férias regulamentares dos servidores.
  • Reunir e manter atualizados dados referentes ao tempo de serviço para fins de aposentadoria, qüinqüênios, férias-prêmio e lavrar as certidões requeridas à Administração Municipal referentes a pessoal, na forma da legislação em vigor.
  • Preparar expedientes de aposentadoria.
  • Comunicar aos demais órgãos do Departamento informações e dados a serem transcritos às fichas financeira e funcional dos servidores.
  • Comunicar, à Divisão de Pagamento, as concessões e vantagens a serem pagas aos servidores.
  • Fazer preencher e encaminhar os formulários de auxílio-natalidade.
  • Expedir documentos diversos referentes à situação funcional dos servidores.
  • Fornecer suporte às atividades de recadastramento dos servidores da Prefeitura Municipal da Serra.
  • Efetuar o cadastramento individual dos servidores, mantendo-o atualizado.
  • Lavrar os termos de posse dos servidores municipais.
  • Expedir carteira de Identidade Funcional e crachás para os servidores.
  • Executar os processos referentes à movimentação de pessoal.
  • Efetuar o controle da situação dos servidores à disposição e outros afastamentos.
  • Manter atualizadas anotações de Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • Controlar o registro do corpo de estagiários da Prefeitura Municipal da Serra.
  • Organizar e manter atualizado, entre outros, os seguintes registros:
    • servidores no exercício de funções de direção, chefia e assessoria;
    • servidores de outras instituições à disposição da Prefeitura;
    • servidores da Prefeitura à disposição de outras instituições; de servidores afastados ou desligados por qualquer motivo;
    • classificação de pessoal por categoria funcional; e
    • número de cargos vagos, em conjunto com a Divisão de Administração de Cargos

DP - Divisão de Pagamento

Telefone:(27) 3291-2027

Efetuar o pagamento das remunerações dos servidores. As atividades principais do setor são:

  • Tomar as medidas necessárias para a apuração mensal das faltas dos servidores, a partir dos boletins de freqüência emitidos pelos órgãos da Prefeitura.
  • Preparar o pagamento mensal, apurando a freqüência dos servidores.
  • Efetuar a composição da folha de pagamento dos servidores.
  • Efetuar a coleta de todos os dados necessários à composição da folha de pagamento.
  • Providenciar a avaliação e o fechamento das informações que compõem a folha de pagamento dos servidores.
  • Efetuar a distribuição de contra-cheques dos servidores, bem como da documentação gerada pela emissão da Folha de Pagamento às áreas competentes.
  • Calcular e emitir guias de recolhimentos dos encargos sociais, conforme a legislação pertinente.
  • Controlar e manter atualizado o cadastro de desconto em folha, em favor de entidades.
  • Controlar e mutuar os dados da Ficha Financeira dos servidores.
  • Manter atualizado o cadastro necessário ao controle do Imposto de Renda.
  • Prestar informações à Secretaria da Receita Federal sobre Imposto de Renda Retido na Fonte dos servidores.
  • Elaborar e encaminhar Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
  • Efetuar o controle sobre os proventos de aposentados e pensionistas.

DMST - Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho

Telefone: (27) 3252-9030
Email: dmst.drh@serra.es.gov.br

Preservar a integridade física e mental dos servidores, mediante eliminação de riscos profissionais, prevenção de acidentes, melhoria de condições ambientais e adoção de medidas atinentes à segurança e à medicina do trabalho.As atividades principais do setor são:

  • Desenvolver estudos do perfil ocupacional voltados à área médica e de segurança, interferindo na estrutura funcional.
  • Coordenar, orientar e acompanhar as medidas preventivas e corretivas referentes à medicina e segurança do trabalho.
  • Realizar levantamentos sanitários e ambientais nos locais de trabalho.
  • Administrar e fiscalizar o uso de equipamentos de proteção individual e coletivos.
  • Providenciar exames médicos pré-admissionais aos candidatos ao quadro de servidores da Prefeitura Municipal da Serra.
  • Promover exames médicos periódicos no corpo de servidores da Prefeitura Municipal da Serra.
  • Emitir laudo sobre o estado físico, psiquiátrico e psicológico do servidor para fins de licença médica.
  • Encaminhar aos órgãos da área de pessoal laudos de perícias médicas e autorização para pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade.
  • Emitir relatórios mensais relativos à existência de riscos e ocorrências de acidentes, causas médicas de absenteísmo e sugerir medidas preventivas e corretivas.
  • Estudar os assuntos relativos à engenharia de segurança, desde o projeto até o funcionamento, com vistas a problemas de higiene do trabalho tais como: ventilação, níveis de iluminação, radiações ionizantes e não-ionizantes, conforto térmico, roído, vibrações, coleta e análise de amostras e substâncias agressivas.
  • Orientar e assessorar os diversos órgãos da Prefeitura em assuntos pertinentes à segurança do trabalho.
  • Selecionar, indicar e providenciar material didático de apoio aos cursos e treinamentos em medicina, segurança e higiene do trabalho.
  • Organizar e orientar, quanto ao funcionamento, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes.
  • Promover e incentivar as campanhas internas de prevenção de acidentes.
  • Manter-se informado sobre cursos, congressos e demais eventos técnico-científicos a serem realizados na área de segurança e higiene do trabalho, fazendo a divulgação dos mesmos junto aos servidores.
  • Constituir e organizar o acervo bibliográfico referente a assuntos de medicina e segurança do trabalho.
  • Elaborar relatórios mensais e analisar os resultados dos programas implantados.
  • Fornecer dados e subsídios necessários à elaboração de relatórios e pareceres.
  • Supervisionar a aquisição, distribuição e manutenção dos equipamentos e materiais de segurança, estabelecendo, em conjunto com a área afim, os níveis de estoque necessários.
  • Inspecionar o funcionamento e observância da utilização dos equipamentos de segurança.
  • Estudar e implantar o sistema de proteção contra incêndios e elaborar planos de controle dos efeitos de catástrofes.
  • Supervisionar as atividades de combate a incêndios e de salvamento.
  • Promover a manutenção rotineira, distribuição, instalação e controle dos equipamentos de proteção contra incêndios.
  • Emitir laudos relativos a:
  • licença para tratamento de saúde;
    • licença gestante;
    • licença por acidente de trabalho;
    • licença por doença profissional;
    • aposentadoria por invalidez;
    • desvio de função por motivo de saúde;
    • recomendação por ordem médica; e
    • outros.
  • Proceder a exames médicos demissionais.
  • Efetuar levantamentos estatísticos dos serviços prestados pelo órgão.
  • Programar e executar planos de proteção à saúde dos servidores, dedicando cuidado especial aos trabalhadores expostos a condições de trabalho insalubres, periculosas e penosas.
  • Estudar e analisar a importância do fator humano nos acidentes e as causas de fadiga dos servidores, indicando medidas preventivas.
  • Planejar e coordenar programas de educação sanitária para servidores e divulgar conhecimentos que visem à prevenção de doenças do trabalho.
  • Proceder a estudos epidemiológicos sobre as doenças e acidentes do trabalho ocorridos na Prefeitura, com vistas à proposição de atividades preventivas.
  • Estabelecer medidas para o pronto atendimento dos acidentados e das emergências médicas dos servidores municipais quando ocorridas em serviço.
  • Organizar estatísticas de morbidade e de mortalidade dos servidores, investigando suas possíveis relações com as atividades funcionais.
  • Cumprir normas e regulamentos sobre medicina do trabalho.
  • Orientar os diversos órgãos da Prefeitura no estabelecimento de medidas de controle sanitário dos locais de trabalho.
  • Manter intercâmbio com entidades ligadas aos assuntos de medicina do trabalho.
  • Realizar inquéritos sanitários e ambientais nos locais de trabalho.

DRS - Divisão de Recrutamento e Seleção

Telefone: (27) 3291-2024
Email: drs.drh@serra.es.gov.br

Elaborar, acompanhar e coordenar o plano de contratação de servidores através de concursos públicos, controlando a movimentação do quadro de servidores da Prefeitura Municipal da Serra. As atividades principais do setor são:

  • Elaborar programas para concursos, considerando os requisitos para preenchimento de cargos contidos no Plano de Classificação e Administração de Cargos.
  • Preparar os editais sobre concursos públicos.
  • Tomar todas as providências administrativas necessárias à realização de concursos e à apuração de resultados.
  • Preparar os editais sobre seleção simplificada para contrato por tempo determinado.
  • Tomar todas as providências administrativas necessárias à realização de seleção simplificada para contrato por tempo determinado.
  • Atender e analisar as solicitações de reposição/remanejamento de pessoal.
  • Selecionar e contratar, de comum acordo com a legislação federal específica, convênios e acordos mantidos com os estabelecimentos de ensino e orientar o corpo de estagiários da Prefeitura Municipal da Serra, em conjunto com o órgão usuário, mantendo sempre atualizado seu cadastro.
  • Estudar, elaborar e propor os instrumentos normativos, decisórios, de controle e de avaliação dos estagiários e dos programas de estágio, em conjunto com o órgão usuário.
  • Avaliar os estagiários e os programas de estágio, dando conhecimento dos resultados à administração superior, às universidades e escolas de origem dos mesmos.

DAC - Divisão de Administração de Cargos

Telefone: (27) 3291-2029
Email: dac.drh@serra.es.gov.br

Planejar, coordenar, executar e controlar as atividades relativas ao Plano de Classificação e Administração de Cargos da Prefeitura Municipal da Serra. As atividades principais do setor são:

  • Desenvolver, em conjunto com a área afim, a estrutura funcional, bem como acompanhar estudos de dimensionamento de pessoal.
  • Desenvolver sistemas de avaliação de função.
  • Desenvolver estudos de políticas de evolução salarial.
  • Planejar, elaborar e efetuar pesquisas salariais e de benefícios, bem como proceder suas tabulações.
  • Estabelecer a curva salarial, objetivando gerar subsídios para a elaboração de tabelas salariais.
  • Coordenar estudos que visem à atualização e ao aperfeiçoamento do Plano de Classificação e Administração de Cargos.
  • Definir as categorias funcionais, procedendo à avaliação das funções, bem como suas classificação em cargos.
  • Desenvolver estudos das carreiras funcionais.
  • Desenvolver estudos quanto à política salarial, mensurando os custos decorrentes de implantações dos projetos.
  • Estudar, elaborar e propor a atualização da legislação de pessoal.
  • Elaborar e manter atualizado o inventário de recursos humanos, controlando o quadro de servidores, visando à administração e controle das demissões, movimentações internas e vagas de pessoal.
  • Elaborar periodicamente relatórios sobre a posição de servidores lotados em cada área da Prefeitura Municipal da Serra.
  • Controlar a quantidade de servidores afastados, falecidos, transferidos ou demitidos.

Tecnologia

Telefone: (27) 3291-2033 / FAX: (27) 3291-2032
Emails: gabriel@serra.es.gov.br e cartaoalimentacaopms@gmail.com

Responsável pela gestão dos sistemas relacionados ao Departamento de Recursos Humanos, troca de informações entre instituições e fornecimento dos cartões de alimentação.

Direção (DRH)

Telefone: (27) 3291-2025
Email: sead.drh@serra.es.gov.br

NDRH - Núcleo de Desenvolvimento de Recuros Humanos

Telefones: (27) 3251-6174 / (27) 3251-5863 / (27) 3251-5864
Email: nucleo.sead@serra.es.gov.br

Promover e realizar o planejamento, a coordenação, a execução, a supervisão e a avaliação dos programas, projetos e atividades de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores municipais, objetivando a qualificação dos serviços.As atividades principais do setor são:

  • Promover o levantamento permanente das necessidades de treinamento nos diversos órgãos da Prefeitura.
  • Proceder à análise de diagnósticos das necessidades de treinamento e/ou formação, capacitação e desenvolvimento de servidores.
  • Articular-se, sistematicamente, com as demais unidades administrativas da Prefeitura na definição de programas e projetos de capacitação e desenvolvimento dos servidores.
  • Planejar e realizar cursos de natureza técnica e administrativa, visando à formação, aperfeiçoamento e especialização profissional dos servidores da Prefeitura, promovendo o respectivo acompanhamento e avaliação.
  • Propor e promover a realização de seminários ou conferências sobre assuntos especializados do interesse da Prefeitura.
  • Organizar e manter atualizado o cadastro de órgãos instrutores e entidades voltadas para a formação, capacitação e desenvolvimento de recursos humanos.
  • Organizar e manter atualizado o cadastro dos participantes de cursos, seminários, palestras ou outros eventos promovidos.
  • Acompanhar a evolução dos resultados dos cursos ministrados, interna ou externamente, através de entrevistas com os participantes e de mecanismos pedagógicos de medição da retenção do aprendizado.
  • Emitir certificados à cursistas.
  • Estabelecer articulações entre as atividades de treinamento com outras que lhe são afins, dentro de uma perspectiva interdisciplinar.
  • Elaborar, coordenar, ministrar e acompanhar os planos, programas, projetos e atividades de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
  • Promover, quando autorizada, a celebração de convênios e/ou contratos com órgãos municipais, estaduais, federais, universidades e entidades públicas e privadas objetivando ações de formação, capacitação e desenvolvimento.
  • Identificar, em conjunto com as demais Secretarias, servidores com potencial para ministrar cursos internamente.
  • Promover o cadastramento e a contratação de instrutores internos e externos.
  • Promover sistematicamente, em conjunto com a área envolvida, a avaliação de resultado dos treinamentos aplicados.
 

Secretaria de Administração e Recursos Humanos
Departamento de Recursos Humanos
Prefeitura Municipal da Serra
Estado do Espírito Santo
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